Follow Me on Pinterest Subscribe:

Labels

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Limpeza e organização rápidas ao longo do dia

Viva!


Enquanto não trago mais imagens da organização (que continua a acontecer) aqui em casa, trago mais uma dica de organização rápida!
Organizar a nossa vida não passa apenas por deixar os espaços em que vivemos mais agradáveis e funcionais, mas também tudo o resto que faz parte da nossa vida e com que vivemos no dia-a-dia.
Dois destes exemplos são a mala e carteira. Como é raro usar malas, embora as tenha, não vou fazer limpezas "em directo". É mais fácil usar uma mala, pasta ou mochila para transportar o computador (já raro) ou o iPad. Mas como essas também têm bolsas e compartimentos, vou agora dar-lhes a volta! ;) 
De qualquer forma, esta é uma tarefa que podemos fazer em pouco tempo e que nos pode surpreender pela quantidade de lixo tralha que aqui acumulamos. Vale também para a carteira que, para além de dinheiro, documentos e cartões, acaba por ser depósito de vales, cupões, recibos, notas, listas entre outras coisas que nem nos ocorreria poder ter ficado ali em algum momento! :P

Podemos aproveitar, por exemplo, aqueles momentos em que esperamos ser atendidos num serviço público para fazer estas limpezas e organizações rápidas, ou quando vamos nos transportes!? Nem nos tira tempo do resto do dia! ;)
Os recibos que queremos guardar (IRS, garantias) podem ficar todos juntos, num local onde se lembre de os retirar da mala ao chegar a casa. E o melhor é colocá-los logo no lugar onde quer que residam, seja a pasta de documentos para o IRS ou a pasta dos recibos para garantia de equipamento/utilitários.

E se nos sobra tempo, podemos ainda aproveitar para organizar os contactos no telemóvel. Se não o fizesse nem acreditaria que poderia limpar tanto neste utilitário! :P Tenho contactos no telemóvel, no cartão e no Google! :P É claro que encontrei duplicados, não é?! Pois é! Por um ou outro motivo eles foram se acumulando e a lista de contactos foi aumentando! Há pouco tempo descobri este video, que explica muito bem como podemos fazer uma limpeza aos contactos do nosso telefone, quando usamos o Android. Ora vejam...


Só com estes dois passos, reduzi o meu número de contactos para metade! As coisas que se descobrem! :P
Enfim!...

Mas existem outras coisas que podemos aproveitar para fazer no meio de outras tarefas e descansos! ;) Aquelas coisas que estão à espera de atenção há muito, como:
- substituir as pilhas da lanterna que vive no contador da luz e que só nos lembramos ou (re)descobrimos que precisa quando falta a luz e que, por termos outra, acabamos por não fazer no momento! (feito!)
- mudar aquelas plantas que já não cabem no vaso e aguardam a muda há um ano (ou mais?)... (feito!)
- colar aquela cadeira de madeira já antiga e que tanto gostamos, cujas travessas ou braços estão sempre a desencaixar quando nos sentamos mais de lado... (ahm...)
- apertar porcas de utilitários que estão bambos e todos de lado há já algum tempo á espera que o alicate subisse as escadas... (obrigada gato - feito!)
- pendurar os quadros que aguardavam prego na parede há meses porque é uma parte menos habitada da casa... (feito!)
- pendurar os pratos na parede da cozinha, que aguardam prego na parede... (ahm... para já fazem companhia à cadeira; em lista)
- arranjar os sinos-dos-ventos e espanta-espíritos que viviam na "árvore dos chocalhos" e que se estragaram com as intempéries e aguardam melhores dias dentro de um saco... (definitivamente, no próximo Verão!)
- pendurar os cortinados novos, prenda da mamã, que apenas aguardavam bainhas há meeeses... (duas etapas, feito!)

Bastam apenas alguns minutos a cada dia (ou uma tarde reservada para esse fim) para retirar aquelas tarefas das nossas listas e do fundo da nossa mente, sim porque elas ficam lá no fundinho a fazer barulho e a reclamar! ;) E parece que já tirei uma série delas do caminho! ;)

E vocês? Que tarefas de limpeza e organização aproveitam para fazer nos intervalos do dia-a-dia? (isto dito assim... :P )

(Este é o dia #14 do Projecto 31 Dias de Organização em Casa. Se não tem vindo a acompanhar este projecto, pode ver a lista de todos os espaços já cobertos, até à data, neste link.)

Beijocas leves,

6 comentários:

  1. Olha essa dos contactos no Android, não sabia! Boa dica ;)
    Bem, eu não tenho intervalos no dia-a-dia loll.....mas se tiver 2 minutos para respirar atiro-me de mergulho para o sofá, e curto a maravilha do descanso ;D

    beij♥s

    "Saúde & Beleza - Health & Beauty"




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O descanso é uma tarefa importante! :P
      Mas e no fim de semana? Também serve!
      ;)

      Eliminar
    2. Os meus dois mini-filhotes, o meu maridão e o meu windsurf, ocupam-me TODOS os meus tempos livres, as organizações da casa têm que ficar sempre para último lugar, e com data marcada na agenda, normalmente para o dia em que o rei-faz-anos ;D

      beij♥s

      "Saúde & Beleza - Health & Beauty"




      Eliminar
    3. E não tem de ser diferente... A casa pode ir-se mantendo, mas os filhotes crescem, as relações desenvolvem-se e cuidar do bem-estar é essencial, pelo que (quem sou eu para palpitar, mas) essas também me parecem ser prioridades! E parece-me que tens pelo menos 4 boas razões para isso! ;)
      Bjs

      Eliminar

Adoro ler os vossos comentários e ideias! Partilhem comigo! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Google+