Follow Me on Pinterest Subscribe:

Labels

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Personalizando o espaço - parte 1

Viva!


Neste projecto de 31 Dias de Organização em Casa, ainda volto ao escritório, mas apenas porque é neste espaço que mantenho o material referente aos dois temas que quero partilhar hoje convosco. O primeiro é painel de objectivos/tarefas, comum quadro de cortiça onde colocamos com alfinetes e pioneses desde aquilo que temos para fazer, àquilo que queremos fazer, passando por vales de desconto, receitas, imagens giras... o meu até uma pen USB tem pendurada! :P
Enfim, tudo isso e muito mais!

Em 2005, Jack Canfield escreveu sobre vision boards no seu best seller Os Princípios do Sucesso e, a partir daí, as vision boards proliferaram por esse mundo fora! :) Mas a noção de painéis de objectivos não era nova. Os quadros de cortiça já eram usados e recordo-me de usar algo parecido na minha adolescência. Tudo o que era material escolar que não fosse de desgaste rápido (como lápis, borracha) durava-me muito tempo e quando uma pasta precisava de uma renovação ou simplesmente me apetecia mudar-lhe o look, fazia-o. Recortava imagens e palavras das revistas que vagueavam lá por casa e fazia uma montagem, que colava, forrando depois com papel de contacto. Ainda tenho uma! :P Forrava por dentro e por fora e atrás ou por dentro, lembrava-me sempre de colocar algumas tirinhas de BD, daquelas curtas que saíam no jornal (como Hagar ou Garfield)!... Eram vision boards portáteis! ;)





Já adulta, passei a ter um painel de cortiça onde ia colocando essas coisas e mais. Por ser mais prático retirar ou adiccionar conteúdo, foi mais além dos objectivos, abraçando tarefas e outras coisas que não queria esquecer antes de fazer! Já disse que tenho de deixar à vista, certo?! :P

Há alguns anos fiz a minha vision board (embora nunca tenha lido o livro) no Photoshop e em 2010 surgiu o pinterest! Com as possibilidades introduzidas pelas novas tecnologias, os quadros de cortiça ganharam um novo sentido... ou talvez não! :P
Mas houve, definitivamente, uma grande adesão aos quadros de cortiça digitais!

Neste momento o quadro de cortiça (onde tenho colocada uma cópia da minha vision board digital) está uma confusão! E este é um momento tão bom como qualquer outro para o organizar! :P 
No entanto, prefiro usar o Pinterest para a inspiração, as ideias e alguns objectivos específicos, pelo que me parece que será mais direccionado para tarefas e notas soltas. Vocês já devem conhecer muito bem o site de que falo (pinterest), mas se alguém ainda não conhecer, aconselho vivamente a experiência! O registo é gratuito, embora por convite, e aproveito para esclarecer que não recebo qualquer comissão! :))

Enquanto vou ali num instante dar uma volta ao quadro de cortiça, podem apreciar a confusão... :P


E volto um bocadinho mais organizada.! Mantive no quadro algumas coisas que quero manter presentes, uma ou duas coisas para marcar e lembranças soltas que me ofereceram num ou noutro momento e me fazem sempre sorrir! Quando estou a trabalhar em algo no computador e levanto os olhos para procurar ideias ou palavras, gosto de encontrar em volta coisas que me inspirem! O quadro de cortiça fica mesmo por trás do portátil! Ficou assim...


Quanto às notas, já disse que uso o computador para isso, pelo que não usarei o quadro para tal. Poupo espaço, papel, tenho-as todas à mão e posso colocá-las num lugar onde ficam sempre visíveis. No pc, dependendo do que for, uso o word (para algo mais longo) ou um widget (no windows 7) que me coloca um bloco de post-it no ambiente de trabalho para notas soltas. No iPad (onde escrevo mais notas), uso a aplicação abc Notes, que também apresenta as notas como post-it e posso colocá-las como painel de fundo no ecrã principal ou no ecrã bloqueado para ficarem sempre visíveis.

O segundo tema são as colecções, que aqui em casa vivem, quase todas, no escritório. Os artigos que coleccionamos são peças de que, à partida, gostamos muito - ou não as coleccionaríamos! Então, dependendo das colecções, porque não tirá-las do armário? Podem ser uma boa forma de personalizar o espaço e ter sempre à vista aquelas coisas de que realmente gostamos.

O maridão tem uma bela colecção de pins escutistas, que se encontram devidamente catalogados, organizados e emoldurados, a enfeitar a parede do escritório. Claro que o trabalho todo que ele teve na organização dos pins (e acreditem que foi uma trabalheira!)  não foi apenas para ficarem bonitos na parede (que ficam!), mas porque de vez em quando a colecção viaja para outros locais, acompanhando o CPCOE (Clube de Coleccionadores de Objectos Escutistas), pelo menos nos seus encontros anuais.


Mesmo os pins que não são escutistas (sempre sobram, não é?!) ganharam um pouso na parede...


Outra colecção (sort of)  que temos exposta neste espaço é a das minhas fadas! :P Sim, adoro fadas! Não faço propriamente colecção, mas quando me apaixono por uma, compro! Tento manter-me o mais longe possível da Angelic...! :P Como família e amigos também sabem que gosto de fadas, de vez em quando oferecem-me uma e a "colecção" lá vai crescendo! Gosto de todas as fadas que tenho e outras que não tenho, mas se fosse fazer colecção, não haviam prateleiras que chegassem! ;) Para as expor, o maridão fez-me umas prateleiras à medida e, sempre que estou no computador, tenho-as aqui ao pé de mim, o que me agrada! Já disse que ao levantar os olhos do ecrã, me inspiro olhando em volta?!? ;)



Tenho mais fadas espalhadas por outros locais da casa, mas a maioria está aqui ao pé de mim.

E vocês? Também têm colecções expostas?
E pronto! Estas são as dicas de hoje!
Espero que tenham gostado!

E porque tenho visto em muitos blogs que o tema organização anda na berlinda, gostaria de convidar-vos a partilhar os vossos espaços organizados através da link party que abrirei aqui no blog no dia 31 de Outubro. Não será o último post do projecto, mas as contribuições serão aceites até ao final do mesmo.

(Este é o dia #12 do Projecto 31 Dias de Organização em Casa. Se não tem vindo a acompanhar este projecto, pode ver a lista de todos os espaços já cobertos, até à data, neste link.)

Beijocas personalizadas,
Sofia

0 marcaram presença:

Enviar um comentário

Adoro ler os vossos comentários e ideias! Partilhem comigo! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Google+