Follow Me on Pinterest Subscribe:

Labels

domingo, 19 de janeiro de 2014

Projecto 31 Dias de Cinema: A Cidade dos Anjos

Viva! :)

Hoje é o dia #11 do Projecto 31 Dias de cinema.


E já que falei nos tais "clássicos" hoje sugiro um filme que já devem ter visto, mas só para o caso de alguém não o conhecer e porque filme e mensagem merecem...


A Cidade dos Anjos

Esta é uma história de amor com um final triste, MAS... e tem um grande mas - com muito conteúdo!

A história roda à volta de um anjo que se sente atraído pelas sensações físicas, acabando por apaixonar-se por uma mortal que não acredita em anjos ou noutra forma de vida além da que conhecemos. Seth é o anjo que escolhe cair e tornar-se mortal, que escolhe experienciar a vida na forma física.

Este filme fala-nos essencialmente no livre arbítrio, mas deixa espaço para considerações sobre os anjos que nos ajudam nos momentos mais críticos e na passagem para outro nível do nosso ser, sobre a experiência física - descrevendo poeticamente todas aquelas sensações divinas às quais não damos importância por serem tão banais -, sobre o próprio conceito do Amor...

Mesmo sendo uma história em que mocinho e mocinha ficam separados... até que ponto é a questão. 

Todo o percurso teve um propósito maior, mesmo não 'ficando juntos', como provavelmente preferiamos, a passagem de cada um foi muito importante na vida do outro. 

Maggie (Meg Ryan) não acreditava em anjos e não conseguia ter um sono seguido. Enquanto cirurgiã era-lhe muito doloroso perder um paciente pois acreditava ser responsabilidade sua. Seth deu-lhe algo em que acreditar, mostrou como tudo fazia sentido de um outro ponto de vista, fê-la sentir-se segura e amparada. 

Seth questionava-se como seria sentir o vento na cara, sentir o gosto da água, sentir um beijo e acima de tudo sentir que quem ajudava lhe olhava nos olhos, facto que despertou a sua atenção para Maggie. Ela deu-lhe a oportunidade de se experienciar e experienciar a vida de uma outra forma.

A última fala no filme não podia ser mais expressiva neste contexto: "Prefiro ter sentido o cheiro do cabelo dela uma única vez, um beijo da sua boca, o toque da sua mão do que uma eternidade sem sentir... uma única vez."

Claro que o guião assenta na permissa que os anjos nunca encarnaram, assim se compreende a ânsia de Seth pelas sensações físicas.

Um filme que nos faz pensar...

Título Original: City of Angels
Ano: 1998
Mais info na IMDB
Aluguer instantâneo na Amazon: City of Angels (link afiliado)
Trailer no YouTube

Já viram o filme? O que acharam?

Beijos cinéfilos,

0 marcaram presença:

Enviar um comentário

Adoro ler os vossos comentários e ideias! Partilhem comigo! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Google+