Follow Me on Pinterest Subscribe:

Labels

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Pela sua saúde

Viva!

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Coração, daí o título desta publicação.


Podemos cuidar da saúde do nosso coração de diversas formas. Podemos pensar nele como um músculo que bate no nosso peito e bombeia o sangue pelo nosso corpo. Mas também podemos pensar nele como a fábrica de emoções que dá cor às nossas vivencias. De ambas as formas, parece ser essencial à vida.

Então, precisamos cuidar dele pelo menos destas duas formas.

Cuidados físicos

Os médicos aconselham um estilo de vida saudável:
- controlando a pressão arterial e os níveis de colesterol,
- adoptando uma dieta rica em frutos e legumes e muito pobre em açucar e gorduras,
- parando de fumar,
- reduzindo o sal e o excesso de peso,
- e mantendo-se fisicamente activo.

Claro que muito haveria a dizer quanto a cada um destes pontos, especialmente em relação àquilo que é considerado como parte integrante de uma dieta saudável! :)

Cuidados Emocionais

Mas também são tão importantes os cuidados com a nossa saúde emocional. Preocupações constantes e ansiedade num nível desnecessariamente elevado não causam ataques cardíacos, mas ajudam a subir a pressão arterial e a causar uma série de outros desconfortos. Depois é o efeito bola de neve! Uma coisa não leva a outra, mas se as condições estão criadas, não ajuda a melhorar a saúde do coração.

Estes cuidados podem passar por:
- experimentar novas perspectivas sobre as situações conflituosas,
- usar estratégias para relaxar a mente,
- dedicar algum tempo no seu dia-a-dia para cuidar de si,
- expressar as suas emoções e opiniões, treinando a assertividade,
- limpando o sótão mental tal como faz com a sua casa, libertando pensamentos e emoções que já não lhe servem.

E cada um deles também pode ser colocado em prática das mais diversas formas. O ideal será ir experimentando até encontrar a sua! ;)

Mas hoje também se comemora o Dia Europeu do Ex Fumador, um passo importante para a saúde física, mas também emocional, mesmo que não pareça. Para quem me acompanha noutras redes sociais, como o twitter, talvez não seja novidade, mas entre o dia 15 e ontem publiquei uma série de 11 videos diários para dar uma ajuda a quem pudesse ter tomado a decisão de parar de fumar por si mesmo. Esta série de videos terminou ontem para que quem a acompanhou pudesse HOJE celebrar uma nova etapa na sua vida, aproveitando o dia comemorativo. Por isso também, para aqueles que sentissem precisar de uma ajuda personalizada, ofereci um desconto na marcação para deixar de fumar entre 22 e 27 de Setembro.


A promoção no valor da terapia pode ter limite no tempo, mas os videos continuarão disponíveis no canal do YouTube. Por isso, se em qualquer momento este for o seu caso e quiser uma mão amiga para o acompanhar nesse processo, para cuidar da sua saúde, os videos estão cheios de dicas, reflexões e exercícios neste sentido. Alguns dos exercícios propostos servem ainda para ajudar a cuidar da saúde emocional, mesmo que não fume. Exercícios que ajudam a libertar o lixo mental e emocional, a clarificar e tranquilizar a mente.
Experimente! E depois diga-me como foi! ;)

Como está a cuidar da sua saúde física e emocional?

Beijinhos frescos,

0 marcaram presença:

Enviar um comentário

Adoro ler os vossos comentários e ideias! Partilhem comigo! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Google+