Follow Me on Pinterest Subscribe:

Labels

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Caderno de sopas de letras (tutorial)

Viva!

Amanhã é mais um dia comemorativo: é o aniversário da minha cunhada!
Estava a pensar que ia falar de mais um dia nacional de qualquer coisa, certo?! ;)
Desta vez não. Mas oportunidades não faltam! :)

Entretanto, amanhã a Belinha faz anos e decidi fazer algo especial para lhe oferecer. Ela já me perguntou algumas vezes quando é que lhe ofereço uma coisa feita por mim, de forma que... olha, é agora!


E como ela gosta muito de sopas de letras e coisas do género, decidi dar-lhe um pacote delas para se entreter durante uns tempos. Mas só assim não tinha piada e nem dava para lhe dar um pacote delas feitas por mim, que também tenho com que me entreter. Assim sendo, achei que um caderno de sopas de letras seria uma boa ideia.

Quer ver como fiz?
Vamos lá.


Material necessário
cartão
tecidos
elástico
fita para marcar a página
lápis
afia
enchimento (opcional)
tesoura
x-acto
régua
cola multi-usos (papel, tecido...)
papel
sopas de letras a gosto e todas do mesmo tamanho

Instruções
Não tirei fotos do processo, mas no final da publicação tem o video do tutorial. Assim sendo, leia o resto do artigo como uma legenda do video, pode ser? ;)


Comecei por cortar dois pedaços de cartão no tamanho dos livrinhos de sopas de letras. Cortei uma tira de cartão com a altura dos livrinhos e a largura que pretendia para a lombada. Depois "uni" estes três pedaços de cartão, colando-os numa tira de papel. No outro lado fiz o mesmo e colei uma tira de papel, mas antes passei 3 elásticos no centro da tira e quando colei, deixei os nós entre o papel e o cartão, para ficarem escondidos - aqui tem mesmo de ver o video para ficar mais claro!
E ficou a capa montada.


Cortei então o tecido para o exterior, maior do que a totalidade da capa para ter espaço para as dobras. Antes de forrar a capa com o tecido, cortei um pedaço de enchimento para colocar entre a capa e o tecido. Assim, não só ficou uma capa mais fofinha, mas escondeu o volume dos nós dos elásticos. Os elásticos ficaram no lado exterior da capa e passaram também pelo centro do enchimento e do tecido.


Dobrei os excessos de tecido para dentro e cortei o tecido para o interior, a ser colado sobre estas dobras.


Quando passei a ferro o tecido para o interior do caderno, Fiz uma dobra a toda a volta (como se fosse uma bainha) para não se verem os fios do corte. Este passo é opcional. Vai depender do tipo de tecido que utilizar e do seu gosto pessoal.


Depois colei esse tecido no interior da capa e colei no lado de dentro da lombada, a fita que servirá como marcador de página. Cortei-a com o tamanho pretendido e colei-lhe o afia na ponta.


Passei, então, os elásticos em volta da capa, para dentro. Ficou perceptível?


É que assim ficam mais seguros.
E enfiei os livrinhos, pela metade, cada um no seu elástico.


O último passo foi cortar um elástico na medida em que pretendia para que passasse, por dentro dos elásticos, em volta de todo o caderno e o mantivesse fechado. Agrafei-lhe as pontas e rodei os agrafes para a lombada, debaixo dos elásticos, onde coloquei um pingo de cola para que não saísse dali.

Prendi o lápis dentro do elástico e prontinho!
Usei uma fita do tecido que usei para forrar a capa, para atar os restantes livrinhos que comprei. Usei dois dentro do caderno (para não ficar tão cheio) e incluí outros quatro, aos quais chamei de recarga! ;)


Enfiei tudo dentro dum saquinho giro. Fiz um cartão em formato de coração a dizer "feito com amor" e está prontinho a mimar alguém muito especial. O meu alguém, hoje, é a minha cunhada e o seu? ;)

E para o caso de ser como eu, que gosto de instruções mais visuais, ou algum passo não ter ficado claro, deixo aqui o tutorial em video.



Beijinhos encadernados e com muito mimo!

1 comentário:

  1. Olá querida Sofia
    Gostou das fotos da caneca que você fez? por aqui todos amaram. Me inscrevi sim no seu canal hoje a tarde! fico feliz de saber que seu aniversário está chegando e logo no dia do meu mosaico, vou avisar por lá.
    O mosaico antigo será deletado e dará lugar ao novo.
    Um anoite especial e abençoada para ti.
    bjos

    ResponderEliminar

Adoro ler os vossos comentários e ideias! Partilhem comigo! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Google+