Follow Me on Pinterest Subscribe:

Labels

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Começando a organizar o Novo Ano

Viva!
Feliz 2015!! :)

Espero que o vosso ano tenha começado bem e que respire dias luminosos! ;)

Esta altura do ano é propícia a retrospectivas e resoluções para o novo ano. Daí que tenham abundado nas redes sociais. Não é algo que costume fazer, mas em 2014 procurei organizar também as minhas tarefas e objectivos para que não ficassem de molho como... tantas vezes acabam por ficar. :P
Assim sendo, deixei-me ir na onda para entrar em 2015 mais "organizada".

Não sei se o mesmo vos acontece, mas distraio-me facilmente com tantas ideias, afazeres e imprevistos e é inevitável que algo (ou muito) fique para trás. Por isso as listas me são tão úteis. Aliás, só pelo facto de fazer o download das ideias para o papel já me ajuda a disponibilizar espaço mental. Depois, pelo facto delas tomarem forma no papel, parecem tornar-se mais reais. É a primeira forma que elas tomam, mas parece que a sua continuação é por isso inevitável. Não sei se vos faz sentido, para mim faz.

Então peguei num caderno e uma caneta e fiz o download. ;)


Escrevi as metas para 2015 e os sonhos. As metas que quero realizar este ano e os sonhos que estão presentes neste momento e que provavelmente não se realizarão este ano, mas é importante mantê-los em linha de vista para estar desperta para as oportunidades que possam surgir nesse sentido ao longo do ano - e não me distrair!

Separei as metas por diferentes esferas: pessoal, financeira, profissional, espiritual, casa, presença online e fotografia. As metas desta última categoria poderiam encaixar em pessoal ou, juntamente com a presença online, numa categoria hobbies. Mas deixei mesmo assim.

E vou partilhar a minha organização convosco para ficar o registo e para me levar a assumir o compromisso. :)

Pessoal:
- ir dormir mais cedo
- voltar a ler antes de dormir e ao acordar
- fazer outra tatuagem
- voltar à prática do Yoga
- mais momentos de qualidade com família e amigos
- mimar mais vezes as pessoas de quem gosto

Financeiro:
- juntar dinheiro para ir à conferência de hipnose em Paris, em Agosto
- equilibrar as finanças

Profissional:
- fazer o estágio profissional que tenho pendente
- ir à conferência de Paris ;)
- fazer a formação em hipnose conversacional
- lançar o novo formato de pelo menos dois workshops e realizar pelo menos dois

Casa:
- maior organização da casa e em casa
- pintar quarto e hall
- esvaziar mais o armário do caos (que, sim, voltou ao caos) :P

Online:
- manter o ritmo de publicação nos canais do YouTube
- melhorar a qualidade dos videos (video e áudio)
- chegar ao marco dos 1000 subscritores
- renovar o visual do blog Ideias de Trazer por Casa
- publicar mais consistentemente neste blog (e, se possível, de vez em quando, nos outros)
- realizar a conferência online em Junho (surpresa!) ;)
- decidir o rumo a dar ao portal Universo de Luz

Espiritual:
- tornar a meditação parte da rotina diária
- assim como o exercício de gratidão

Fotografia:
- editar fotos da sessão Luxúria
- realizar uma sessão de fotos por cada estação ;)


E mesmo tendo mais sonhos, escrevi apenas 3.

Sonhos:
- abrir a minha clínica
- manter as finanças equilibradas e saudáveis
- organizar uma conferência UL


Planificação

Depois de escrever tudo isto, olhei para as metas que são maiores e implicam mais passos e identifiquei-os. Abri então a agenda e coloquei lembretes para cada uma dessas etapas (ou passos) nas semanas. Isto porque se ficarem no abstracto, o tempo vai passando e apenas me "preocupo" que tenho aquilo para fazer.

Para além de que se quiser fazer tudo de uma vez só, aproveitando a energia deste início de ano, mas sem planificação, rapidamente as metas caiem por terra. Assim sendo, convém não sobrecarregar a agenda (ou a mim, no tempo) e planificar as diversas metas ao longo do ano e cada uma delas naquele prazo que estipular. Agora começam a tomar mais forma, certo? ;)

Pegando no exemplo da conferência, que, claro, implica diversas etapas...
Tenho páginas web para fazer e terminar, contactos a renovar (porque já a tinha começado a preparar para o ano passado), escrever de antemão emails para todo o processo, preparar as participações e publicar. Com tudo aquilo que cada uma das etapas implica! :P
Como quero que aconteça em Junho, estipulei a preparação das páginas web para Março, os contactos e preparação dos emails para Abril, preparativos e publicação em Maio. E dentro de cada mês, separei as sub-tarefas por semana, atribuindo-lhes dias específicos.

Claro que a vida continuará a acontecer e precisarei ter flexibilidade para mudar datas e tempos sempre que necessário, mas tenho a planificação feita - fica tudo mais fácil!

Ainda só fiz esta planificação para 3 metas, mas algumas das metas relacionadas com a presença online precisarão do mesmo cuidado ou o mais provável é continuar a empurrá-las com a barriga. :P

E pronto!
Claro que tenho outras metas e ideias, mas o ano tem 12 meses. Pasam depressa, é uma verdade. Daí a necessidade que sinto desta planificação. Mas se quisermos tudo de uma vez... o que costuma acontecer com as resoluções de ano novo? Isso. Começamos com a pica toda, querendo mudar toda a nossa vida e rapidamente a perdemos, deixando metas E sonhos cair por terra.

Partilho algumas destas ideias em video...





Resumindo, aquilo que considero essencial para que as resoluções funcionem e que procurei pôr em prática é:
- identificar metas e sonhos em separado
- escrevê-los no papel
- estipular datas e prazos para metas e tarefas que lhes dizem respeito
- uma coisa de cada vez, um ano tem 12 meses e escusamos de querer começar tudo ao mesmo tempo
- pegar na agenda e planificar as principais metas ou que implicam maior preparação

E vocês, o que pensam de tudo isto? Faz-vos sentido? É o que costumam fazer? Resulta para vocês? Têm mais ideias e sugestões para que resulte melhor?


Beijos resolutos,

2 comentários:

  1. Olá Sofia! Muito bom o teu post, adorei o video estás muito gira, e o casaco é lindo :)
    Não sou capaz de organizar o ano, a vida dá tantas voltas, que os meus planos podem ir por água abaixo num segundo lolll
    Só organizo um dia de cada vez, e tenho a "mania" de ter sempre planos "B's" para tudo, para o caso de alguma coisa ter que ser mudada, e assim nunca me stresso ;D

    beij♥s, e uma óptima semana♥

    "Saúde & Beleza - Health & Beauty"



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria! :) Obrigada! <3
      O casaco é um espectáculo, mas sou suspeita para falar. ;)
      Como te compreendo... a vida tem acontecido de uma forma doida mesmo e é difícil manter os afazeres organizados por muito tempo. ;)

      Beijinhos de boa semana! <3 :)

      Eliminar

Adoro ler os vossos comentários e ideias! Partilhem comigo! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Google+